A Medicina Veterinária é responsável pela saúde e bem estar dos animais. Assim como na Medicina Humana, a Veterinária possui especialistas capacitados para as diferentes partes e sistemas que compõem o corpo dos animais. A Odontologia é uma dessas especialidades.
O conhecimento anatômico e fisiológico, o diagnóstico de doenças e a prevenção são de extrema importância para manter a saúde dos animais como um todo.
Tártaro, problemas gengivais, dentes fraturados são alguns fatores que causam desquilibrio na saúde bucal e levar à sinais clínicos como febre, dor, dificudade durante a alimentação, apatia, emagracimento, mau hálito etc. Não necessariamente os animais apresentam todos esses sintomais de uma única vez.
Além de um desequilibrio na cavidade oral, algumas doenças como cardiopatias e nefropatias podem ter inicio ou até mesmo apresentarem agravamento devido ao acúmulo de tártaro na superficie dentária e dentro da cavidade gengival. Pacientes com doenças sistémicas pré existentes requerem atenção redobrada e acompanhamento odontológico permanentes.
O tártaro nada mais é do que a calcificação da placa bacteriana, saliva e restos de alimentos. Sendo ele um fator inicial e causador de complicações orais comuns. Quando não removido fica aderido à superficie dos dentes causando mau hálito, inflamação de todo tecido gengival que pode levar à perda parcial ou até mesmo total dos elementos, infeccões localizadas ou generalizadas.
Hoje em dia com o avanço da Odontologia na Medicina Veterinária zelamos pela prevenção e preservação da cavidade oral dos animais. Desde o procedimento mais simples como a remoção do tártaro até mesmo as próteses, tratamento endodôntico e reparo de fraturas ósseas.
O check-up odontológico dever ser feito no mínimo uma vez ao ano, visto que alguns animais tem a necessidade de visitas mais frequentes devido a dificuldade da escovação diária e a não remoção dos fatores que causam problemas primários.
Thais Fernandes
Comments